Papo Cabeça #2

Trago mais um post para a coluna Papo Cabeça. Espero que gostem! 

Há muitos obstáculos para serem ultrapassados para que o livro se torne um artigo de fácil acesso e de presença constante na realidade da maioria das pessoas. Mas eu me pergunto:  Seria possível possível sonhar com um país de leitores? Não que a leitura não esteja crescendo com o passar do tempo, mas ainda é uma prática realmente pequena. Acredito que cada vez que alguém abre um livro, uma janela se abre nessa direção. Daí a importância de tornar a leitura um hábito presente no cotidiano de casa, do trabalho e, principalmente, da sala de aula. 

A paixão pelos livros, pela leitura ou pela escrita é praticamente um artigo de luxo em uma sociedade como a nossa que tem pouco acesso aos livros. Apesar de termos tantos meios para conseguir um livro, ainda é muito complicado ver pessoas com esse hábito. 

Desse ponto, puxo para o Papo Cabeça de hoje uma questão muito interessante. A Biblioteca é fundamental? Eu como leitor acredito que sim. Não existe desenvolvimento, qualidade de vida e cidadania se as pessoas não tiverem educação. E ao falar de livros  é impossível não citar a biblioteca, afinal é lá que encontramos poços de conhecimentos e muitos mundos novos esperando para serem descobertos. 

Mesmo com bibliotecas o incentivo para a leitura é muito baixo. Concordam comigo que em cada bairro de nossas cidades deveriam existir uma biblioteca? Poxa, é um centro de conhecimento incrível. Ela não serve apenas para abrigar os do gênero literários, mas sim dos livros didáticos, livros de história. 

Existe todo tipo de biblioteca, das públicas até as particulares. Não seria legal se toda criança pudesse ir a uma biblioteca ao menos uma vez no mês e se deliciar folheando algumas páginas? 

Então para hoje, deixo a pergunta:  A biblioteca é ou não fundamental?

14 comentários:

  1. Adorei Igor!
    Concordo com você.
    Só não sei o que é pior.. uma biblioteca que não existe, ou aquela que existe mas não vale de nada. Eu ja vi assim, e muitas vezes em escola públicas. O que é uma vergonha.
    Que bom que na minha escola tem de tudo! Até As Crônicas de Fogo e Gelo kkkkkkk
    brinks, parabéns pelo post!
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  2. É muito fundamental, tenho sorte de ter uma biblioteca no meu bairro, mas infelizmente é a única da minha cidade, mas infelizmente ela fica praticamente morta. Leitura é muito importante em nossa vida, mas poucos tem consciência disso. O que falta é mais projetos de incentivo a leitura =]

    Caíque Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,Igor.Com certeza,a biblioteca é imprescindível para o acesso aos livros,principalmente,para aqueles que realmente não possuem recursos para comprar livros.Porém,é importante frisar que além de ter que existir mais bibliotecas,elas devem se manter atualizadas,desmitificando a ideia que biblioteca tem que ser um depósito de obras antigas e um conglomerado de poeira,mofo e descaso.Adorei o papo proposto por vc.
    Bjs...lindinho!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Aqui na minha cidade costumo pegar livros emprestados na biblioteca, e muitos pra falar a verdade. Também pego livros para meus amigos em meu nome, pois gosto de compartilhar os mundos que frequento e gosto de incentivar a leitura.
    Repito que concordo plenamente com vc, e acho que todos deveriam ler mais!
    Tô adorando seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor!

    Adorei a ideia que você trouxe dessa vez. E gosto muito da coluna. Bom, sobre o tema, acredito que as bibliotecas tem um importante papel. Acho que se investissem mais nelas as pessoas teriam mais motivos para ir nelas, pois é bem complicado. Existe algumas que nem ventilador possui, é bem angustiante. E isso tudo acaba com a vontade de ir a uma. E acho que elas deveriam ser mais atualizadas.
    E concordo com tudo o que você disse!

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Para mim, pelo menos, a biblioteca é a coisa mais animadora na escola. No dia marcado para a minha turma ir na biblioteca, eu nunca falto. Pena que meus colegas não entendem o que eu sinto quanto aos livros e rabiscam, escrevem, amassam e fazem as mais diversas coisas com os coitados, menos ler. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  7. Olha a biblioteca é fundamental para todos, mas vamos pensar no seguinte se o lugar não for atrativo nem eu que leio passo por lá. As bibliotecas, as maiorias que já fui, vixe, parece que não entra uma alma vida a década. E os leitores não dão cinco minutos e foge.

    No meu caso eu tenho alergia a poeira e ir a certas bibliotecas é quase pedi para morrer, principalmente quando se é para fazer um trabalho que você sabe que lá é o único lugar que tem aquele livro.

    Acho que falta muita coisa nas nossas bibliotecas para fazer um leitor ir a elas e também pedir emprestado um livro. Creio que se investisse bem nas bibliotecas uma boa parte da população iria ler pelo menos um livro por mês.

    Adorei a postagem.

    =D

    ResponderExcluir
  8. Super que concordo com essa citação:

    "A paixão pelos livros, pela leitura ou pela escrita é praticamente um artigo de luxo em uma sociedade como a nossa que tem pouco acesso aos livros."

    Infelizmente isso é a mais pura verdade! Espero de coração que um dia isso melhore. E concordo com o pessoal que as bibliotecas devem sim ter mais investimentos para que possa ter mais atrativos e assim atrair mais leitores!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    A Biblioteca é fundamental.. para quem quer.
    Na bilbioteca municipal da minha cidade o acervo é aberto aos usuários e a toda semana que vou lá, fico cada vez mais triste!
    Exemplares roubados, riscados, rasgados...
    E um outro fato que chamo atenção é: os livros que o governo "empresta" aos alunos para estudar o ano letivo... acho uma barbárie o que eles fazem com esses livros!
    Ai ai...

    Fico até triste só de lembrar.

    Parabéns por estar abordando temas tão importantes.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana o "Papo cabeça de hoje". E concordo plenamente que cada bairro, deveria ter uma biblioteca. No mundo de hoje é fundamental a leitura nem que seja apenas um passatempo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Igor, realmente, às vezes tem bibliotecas que nem merecem existir, essa grande maioria são aquelas bibliotecas feitas pelas prefeituras, que não dão a mínima para o conteúdo, e só ligam para o conceito: "tal" prefeito fez uma biblioteca.
    As melhores bibliotecas são as simples... E sim, cada bairro deveria ter sua própria biblioteca, mas uma que valha a pena, assim algumas pessoas poderão ter mais chances de um bom futuro e quem sabe um novo escritor para o Brasil ? Isso é bom, adorei o papo cabeça !

    Fernando | Nerd Literário.

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho o seu sonho bem gradinho, porém não acho impossível, aliás pessoas como você que faz do nosso Brasil, mais otimista com relação a cultura da leitura, nem muitos gostam de ler, mas nem por isso poderiam negar pelo menos um ao ano. O fato é que por seu post ser tão simples é que faz tanta diferença para àqueles que ignoram isso. Mas de certa forma bate com o ignorante.
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  13. Bibliotecas são sim fundamentais ! E precisamos dar mais valores a elas e precisam ser construídas mais delas por ai, elas são forma fácil, rápida e barata de ser ler vários livros ! E o melhor é uma forma de várias pessoas terem acesso ao mesmo livro e assim passar a magia daquele livro que tanto gostamos para mais gente *-*. O governo tem que investir mais dinheiro nisso ao invés de gastar toda a grana que sobra depois de os senadores, deputados e governadores terem tirado o seu pé de meia na construção de estádio de futebol :s .

    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Adorei, Igor!
    Texto bem escrito, bem fundamentado e com um bom ponto de vista!
    É claro que seu sonho é grande, mas, uma de minhas frases favoritas é "Mire na lua e, se você errar, ainda estará entre as estrelas".
    Devemos sonhar alto, porque assim damos o máximo de nós e aumentamos as chances de conseguir melhores resultados.
    De qualquer forma, as bibliotecas são completamente fundamentais.
    Não só são um centro de cultura como possibilitam o acesso a esse conhecimento. Quantas pessoas não lêem porque não podem comprar um livro? As bibliotecas auxiliam nessa parte e deveriam sim ser muito mais apoiadas e estimuladas.
    Uma pena que não haja tanto investimento nessa parte!
    Beijos, parabéns pelo post e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia