Resenha: Eragon - Christopher Paolini

Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.





Resenha:

Este livro é uma verdadeira lição de amizade. Eragon é o primeiro livro do Ciclo da Herança que tem mais dois livros lançados aqui no Brasil e mais um terceiro com previsão de lançamento para novembro nos EUA.

Fiquei com um pé atrás com o livro. Nunca tive muita felicidade em livros com tema de dragões. O livro apesar de algumas falhas – em minha opinião – conseguiu despertar algo bom em mim.

A trama narra à vida de Eragon, um garoto que vê um mundo cheio de aventuras e fantasia se abrir após ele encontrar uma misteriosa pedra azul. Essa pedra não é qualquer uma, afinal muitos morreram para protegê-la, mas pelas mãos do sábio destino, ela acabou se tornando do menino.

Quem imaginaria que uma linda pedra azul causaria tantos problemas? Depois de descobrir que sua pedra não é na verdade uma pedra, Eragon terá que descobrir como criar o dragão que nasce dela. Esse acontecimento irá não só marcar a vida do garoto, mas também de muitas pessoas ao seu redor. 

Que tal enfrentar um novo mundo ao lado de um dragão?  E que tal conviver com uma grande possibilidade de morrer diariamente?

Um livro cheio de elfos, mágicos, cavaleiros e guerreiros que mostra que a meio de tantos perigos a verdadeira amizade pode sobreviver.

A escrita do autor confesso que às vezes chegar a ser bastante monótona. Possui diálogos incríveis e uma estrutura fantástica, porém falta alguma pitada de surpresas e emoções no livro.

Trago esse quote do livro que pra me marcou muito. Dêem uma olhada:

Garrow olhou com severidade para os dois.
- Primeiro: nunca deixem ninguém dominar seu corpo ou sua mente. Tenham cuidado especial para que seus pensamentos permaneçam livres. Um indivíduo pode ser livre, contudo pode estar mais preso do que um escavo. Dêem seus ouvidos ás pessoas, mas nunca os sigam cegamente. Julguem com lógica e razão, mas nunca façam comentários.
“Nunca considerem alguém como superior a vocês, não importa o que posto ou situação eles tenham na vida. Tratem todos com justiça, ou poderão querer se vingar. Tenham cautela com o dinheiro. Atenham-se ás suas crenças, e os outros ouvirão. – Garrow continuou em um ritmo mais lento. – Quanto aos assuntos do amor... O meu único conselho é que vocês sejam sinceros. É a ferramenta mais poderosa para abrir um coração ou ganhar um perdão. É tudo o que eu tenho a dizer.” Páginas 60 e 61.

Gostei do livro apesar de algumas falhas. Passa uma ótima história de amizade.

16 comentários:

  1. Também não sou muito de livros sobre dragões mas a sua resenha me chamou a atenção. Quando puder, vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha! O livro está na fila de compras, ainda que eu imagine que ele seja um pouco chatinho, conforme já vi em outras resenhas. Até como você disse que fica monótono.
    Enfim...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tenho os três primeiros livros e morro de vontade de ler a série. Pena que ainda não arrumei tempo, são tantos na fila... usahsausah. :X
    Li alguns capítulos de Eragon e gostei bastante, mas acho que não estava com vontade de ler fantasia na época e acabei passando outros na frente. Em breve retomarei a leitura.
    Ótima resenha :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Igor!
    Eu comecei a ler esse livro há anos e parei no primeiro capítulo. A história não me prendeu e eu vi que acabaria sendo uma leitura forçada, então desisti. Mas confesso que tenho curiosidade de tentar de novo, ainda mais com sua resenha positiva!
    Pena que alguns trechos sejam monótonos, isso não me anima muito pra ler hehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na fila para ser lido até hoje, acredita?? Vi o filme por isso ainda nao li, porque foi decepcionante mesmo.

    Mas pela sua resenha vou reservar para ler, abraços

    Philip Rangel- Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  6. Li Eragon bem na semana em que Brisingr foi lançado no Brasil, se não me engano, final de 2008.
    Acabei o livro em um dia e fui correndo comprar o segundo, e eu como sou lerda, comprei o terceiro!
    Comecei o livro sem entender nada, aí depois li aquele resumo que tem no ínicio.. e descobri que tinha o Eldest antes, mas como estava DOIDA com essa série, continuei lendo. Não tenho palavras para descrever, AMEI!
    Quando acabei o Brisingr, eu estava numa cidade no interior do espiríto santo, e quando fui no aeroporto, comprei eldest sem nem ligar pro absurdo que eles combram por lá haha.

    Fiquei revoltada quando vi o filme (como sempre). eles simplesmente pularam 90% da historia. Ok, sei que ia ficar um filme enorme tipo senhor dos aneis e que nem todo mundo ia ter paciencia pra assistir, mas podiam ter caprichado mais né?

    Enfim, não vejo a hora do quarto livro ser lançado!
    Vou ter que reler eles, porque não lembro de alguns detalhes, mas com certeza será uma leitura novamente emocionante.

    Ótima resenha, e adorei esse quote no final haha.

    Beijos

    Marcella Jordanna - Letras de Chá
    http://letrasdecha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Igor!

    Eu não gostei da capa. Eu gostei muito do filme, é realmente lindo, e gostei bastante. Acho que seu texto foi bastante fiel ao que senti ao ver o filme, quanto ao quesito amizade, pra mim foi o que mais aprendi só vendo o filme. Parabéns pela resenha, arrasou!

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão tem os três livros da série, mas após me dizer que o autor é um tanto descritivo demais, não fiquei mais com muita vontade de conhecer.
    Bom, acho que um dia darei uma chance a ele mesmo assim :)
    Ótima resenha, Igor!

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  9. Otima resenha , um livro quenão é maravilhoso mas tbm nãoé de se jogar fora ! E como vc disse é pura amizade que eu ganhei os tres primeiros da minha melhor amiga ano passado de niver kkk

    ResponderExcluir
  10. ainda não me interesse por ler nenhum dos livros... nao tem algo que me chame muuuitas atenção...

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Quero demais ler esse livro! Mesmo com algumas passagens monótonas como você disse a minha vontade não diminuiu nem um pouco pois desde que eu soube que o Paolini o escreveu com 15 anos de idade, olho para essa obra com um olhar diferente!
    Ele realmente é um garoto de muito talento e adoro histórias fantásticas então imagino que também irei adorar essa série!
    Gostei do quote que você escolheu e só reforçou a minha opinião de que o livro realmente prende a atenção!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adoreeeei esse livro, tanto que comprei todos os outros da série (4) , só n tive tempo de ler ainda, mas to louca pra ler! :D

    ResponderExcluir
  13. Ja tenho esse livro mas ainda nao consegui ter tempo para ler.
    Gostei muito da sua resenha.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi..tenho muita curiosidade em hsitorias que envolvem dragões e esses seres de fantasia...ótima resenha!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Sobre Dragões é legal a série infantil da Cressida Cowell - Como Treinar o Seu Dragão.


    Este livro está na minha lista de desejos =D

    http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia