Papo Cabeça #1 As Vantagens da Leitura

Oi gente, tudo bem com vocês?  Espero que sim. Acho que os leitores mais ativos aqui do blog perceberam o meu sumiço. Quero me desculpar por não estar conseguindo ficar mais tanto tempo por aqui, pois estou com muita coisa pra estudar. Não sei se sabem, mas estudo em um IF e que há pouco tempo esteve em greve, que durou um mês e 17 dias, por isso estou atolado de provas, trabalhos e exercícios. Estou devendo um Na Caixa do Correio, que deve sair no sábado. Apesar da greve dos correios consegui receber algumas coisas que estarei mostrando pra vocês no vídeo.

Não sei se lembram do post LER É ABRIR JANELAS, que disse que possivelmente se tornaria uma coluna fixa no blog. Decidi que seria uma boa ter alguns assuntos para debater aqui no Untitled, por isso ela se tornou uma coluna que intitulei como PAPO CABEÇA. Portanto, hoje trago mais um post com um tema bem interessante. Espero que gostem.

Estive lendo algumas matérias na internet e me deparei com uma que é bem legal. Ela falava sobre as vantagens que a leitura trás. É bem comum encontrar pessoas, inclusive nós blogueiros, que incentivam a leitura como prática indispensável de quem quer que seja. Mas vamos lá. Afinal, quais são as vantagens de uma boa leitura?

Sabemos que apesar do crescimento dos leitores ativos, infelizmente os livros foram condenados pelos novos usuários das tecnologias, o que é realmente ruim. Sempre bato nessa tecla porque acho que dá sim para unir o útil ao agradável.  

Descobri que existem vários porquês da importância da leitura. Ler passou de um hobby para um dever de uma parte das pessoas, mas ainda existem muitas que acham essa uma árdua missão.

Eu leio, pois com a leitura conheço novas palavras, novos mundos, consigo um vasto vocabulário, além de me diverti, conhecer novas culturas, aprender novos significados e adquirir um novo ponto de vista sobre algumas coisas. 

Voltando para pesquisa, vi que existem alguns pontos bem legais sobre as vantagens da leitura. Confiram:

Entendimento: Uma leitura pode levar uma pessoa ao entendimento de diferentes assuntos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber?

Cultura: Através dos livros, temos infinitas possibilidades de ter contato com diferentes culturas. Conhecer novos comportamentos, costumes e motivos pelos quais elas possuem formas diferentes da nossa.

Conhecimento: Por meio dela, falamos e escrevemos melhor.  Toda leitura tem algo para acrescentar ao nosso cérebro.

Diversão: Quem foi que disse que não podemos nos diverti em meio a uma leitura?  Sim, a leitura promove a diversão, os risos.

Vocabulário: Esse ponto é fundamental.  Quem lê possui um vocabulário muito variado. 

Resumindo: a leitura é demais. Você aprende, se diverte, se transporta pra outros lugares sem ao menos sair do lugar, gasta energia e não fica preso em um mundo alienado. São tantas as vantagens que poderia escrever páginas e páginas sobre elas.

Mais e para vocês? Quais são as vantagens de uma boa leitura?

O objetivo do post de hoje é esse. Dizer a todos que essa história de ler por ler não é legal, pois atrás de uma leitura existem diversos benefícios. 
Espero que tenham gostado.

15 comentários:

  1. Que texto maravilhoso igor ! Também acho que leitura não deveria ser obrigatoria de maneira nenhuma e quem lê só ganha !

    ResponderExcluir
  2. gosteei do texto bem interessante... parabéns. leitura só tenho a ganhar rs

    ResponderExcluir
  3. Realmente Igor, tá de parabéns pelo post! Acho que não tenho mais nada a dizer né? Você ja escreveu tudo que eu poderia falar aqui.
    Só um ponto que eu gostaria de ressaltar é sobre o vocabulário, eu acho até engraçado, porque você percebe de cara pessoas que tem o hábito de ler ;)
    Beijos! Adorei :**

    ResponderExcluir
  4. Por obrigação só leio os livros do colégio kk
    Ótimo post igorrrr ☺

    ResponderExcluir
  5. Haha, as vantagens são inúmeras. Acho legal que você enumere alguns benefícios que a leitura traz, mas ainda acredito que é uma coisa muito mais subjetiva. Mais do que conhecimento e vocabulário, a leitura te faz lembrar de coisas que você já viveu, especular sobre coisas que ainda viverá, dialogar consigo mesmo e com aquele que você já foi. A leitura te faz ser uma pessoa melhor, porque te apresenta a todo um caleidoscópio de seres humanos. É meio impossível não mudar nada depois de ler um ou mais livros. Você SEMPRE aprende algo.

    Abraços!
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post Igor.
    Concordo contigo, são imensas as vantagens da leitura, tanto por conhecimento quanto físicas,por isso não deixo de ler.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  7. Bem... Ler faz novas amizades e tantos benefícios e ajuda a não envelhecer os neurônios e ajuda a memoria. Os dois últimos são da minha autoria. Mas ler ajuda em muitas coisas e vou indo porque vou ler...

    =D

    ResponderExcluir
  8. Virou coluna fixa *-* Adorei o texto, você escreve muito bem. Assim como você acho a leitura fantástica. E as vantagens são só consequências de uma boa leitura :}

    Sorte.

    ResponderExcluir
  9. Ler é simplesmente tudo de bom: além de ser um lazer e tanto, acrescenta muito à nós. Gosto de ler desde pequena e hoje já colho os frutos desse hábito.
    Adorei a postagem *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Todo esse papo de ler e ver novos horizontes me lembrou de uma frase de Einstein.. "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original."

    Eu Amo Ler!
    Mas numa sociedade onde a maioria dos meus amigos não gostam de ler e não entendem os benefícios, ler é uma batalha!!!

    bjoOs!
    estou te seguindo!
    me visita??
    http://www.paminblog.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post. O texto ficou muito bom e resume o que a leitura é para mim. adorei!

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente, se fôssemos listar as vantagens da leitura, criaríamos um blog apenas para isso rsrs
    É como você mesmo escreveu, a leitura amplia nossa visão de mundo, complementa nosso vocabulário e, não apenas isso, ensina-nos a utilizá-lo em momentos oportunos, pois a leitura traz sabedoria e raciocínio.
    As pessoas precisam entender que gostar de ler não é dom, magia negra, nada disso! A princípio pode parecer uma batalha para uns, mas é preciso insistir, porque o gosto de vitória vem depois. E, com o hábito de leitura, nasce uma nova sensação, o prazer na leitura, na obtenção do conhecimento.

    Boa pedida! Ta aí, um lugar bacana para um papo cabeça xD

    grande abraço!



    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto. Falou tudo. Os livros nos dão tudo o que não podem nos tirar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oie, adorei teu texto..teu post...ler é ótimo, mas qd é forçado..ela não rende...e não podemos também misturar a "moda" dos blogs literários com o verdadeiro amor em ler. Não devemos entrar nesse mundo só porque "tudo mundo esta fazendo blog literario", sim, devemos fazer esses blogs, ler livros..se realmente gostamos...vamos ler livros se gostamos mesmo e não por moda...e se não gostamos,vamos começar aos poucos e com assuntos que gostamos...parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  15. adorei o texto!
    concordo totalmente, ler é amar!
    ler é vidaaa ~~<3

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia