Resenha: Ponte para Terabítia - Katherine Paterson

Título:  Ponte para Terabítia
Autor: Katherine Paterson
Editora:  Salamandra
Sinopse: Jess Aarons tem 10 anos, acaba de ingressar na 5ª série e o que mais deseja na vida é ser campeão de corrida da escola. Bem agora, quando tem todas as chances de ganhar, tinha de aparecer Leslie Burke, uma novata na vila — e, ainda por cima, meninna! — para desafiá-lo e, pior que isso, ganhar dele? Mas Jess não sabe que Leslie vai lhe propor desafios muito maiores que ganhar ou perder uma corrida. Pouco a pouco, ele vai se afeiçoando a essa menina, tão diferente das outras de sua comunidade rural. Até que, juntos, os dois criaram um reino mágico e solene, chamado Terabítia, onde governam soberanos, protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Nesse livro, Katherine Paterson narra uma história de intensa amizade e coragem, que vai cativar o jovem leitor.

 
Resenha:

Ponte par Terabítia é um livro apaixonante. Começa contando a história de Jesse Oliver, cujo seu maior sonho é se tornar o campeão de corrida da sua escola, vencendo seu maior rival Gary Fulcher. Jess treinou durante todo verão, acordando de madrugada, deixando alguns deveres pra depois e correndo por toda a propriedade de sua casa. Porém, seus planos vão por água a baixo quando Leslie Burke, uma garota recém chegando à escola e na cidade, consegue correr mais que ele e Gary junto.

Jess mora em uma pequena propriedade rural, numa pequena cidade perto de Washington. Um dos seus maiores prazeres é desenhar, mas esconde seus desenhos, pois tem muito medo de sua família e amigos ficarem rindo dele. E claro, para que seu pai, não ache que ele não é “macho” suficiente para tocar as tarefas de casa. Depois de seu pai, ele é o único garoto da família, que é composta por cinco mulheres – sua mãe e quatro irmãs, sendo duas mais velhas, Brenda e Ellie e as mais novas, Joyce Anne e sua favorita May Belle.


Leslie junto de seus pais se muda para uma velha casa perto da propriedade da família de Jess. O que eles não sabem é que a parti dessa mudança, a vida dos dois tomará rumos completamente diferentes do que eles planejavam.  

Desde a corrida, Jess, não ia com a cara de Leslie, afinal ela tinha lhe roubado o seu troféu. Mas, aos poucos, uma forte amizade vai surgindo e ela vai se mostrando uma ótima amiga para ele. E assim, brincando, eles constroem e descobrem um reino, “Feche os olhos, mas mantenha a mente bem aberta”, o de Terabítia

O reino é na verdade uma velha parte, inexplorada de um bosque, onde os dois passam a ser reis. Lá é um lugar mágico para os dois, porque ninguém, além dos dois, vai estar por perto para dizer o que é certo ou errado. Para chegarem ao reino, eles devem passar apenas se segurando em uma corda velha por cima de um pequeno rio, durante todas as tardes.  

Capa do filme
Uma grande amizade vai se construindo com o tempo. Jess e Leslie passam a governar Terabítia e enfrentar os inimigos do grande reino. Quanto mais juntos, mais descobriam o verdadeiro sentido de uma amizade pura e verdadeira. Até que um dia, até então fantástico, Jess, vai passear em um museu com sua professora predileta, Srta. Edmunds, seu pequeno mundo desaba e se transforma em um verdadeiro caos

Um livro simples, que cativa com a história de uma verdadeira amizade. Confesso que chorei muito ao  terminar o livro, foi inevitável. O livro é curto, e nos faz pensar sobre tudo ao nosso redor, ao valor de que devemos dar a quem nos ama de verdade. Sem dúvidas é uma história incrível. 
 
Li o livro depois de ver o filme, e não me decepcionei.  O filme é tão mágico quanto o livro e é um dos meus preferidos. Poucas adaptações são tão fiéis. Em partes algumas cenas complementaram o livro, deixando uma história linda de se ver. Portanto, recomendo os dois.  É realmente linda demais a história.

13 comentários:

  1. Oi Igor!
    Adorei sua sinceridade na resenha!
    Apesar de curto, o livro parece intenso, mágico e emocionante!
    Acho que é exatamente o fato de ser pequeno que tornou a adaptação tão fiel!
    Não li nem assisti ao filme, mas fica a indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. JÁ ASSISITR AO FILME E AMEI MUITO. NÃO SABIA QUE ERA BASEADO EM NUM LIVRO O.O
    E PELO O QUE VC FALOU, O LIVRO PARECE SER INCRIVEL. GOSTO MUITO QUANDO O FILME É FIAL A OBRA, SEMPRE É INTERESSANTE VER ALGO QUE GOSTAMOS TANTO EM UM LONGA PARECIDO COM O LIVRO.
    BJ!

    http://amigasentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Igor! Assim como a Aione, gostei a sua sinceridade. Acho legal quando a gente fala o que realmente achou do livro, se é emocionante ou não. Já assisti o filme e lembro que gostei muito. Os atores são ótimos. Parabéns pela sua resenha, vou procurar o livro pra ler.
    Um abraço cara.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nem assisti ao filme, mas muitas pessoas já me falaram que é ótimo! Tenho muita vontade de assistir e ler, mas como sou sensível, já estou um pouco espera com a história... Prevejo muitas lágrimas hahahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro o filme.. mas o livro deve ser bem melhor né?

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Igor :)
    Apesar de nunca ter ouvido e nem visto falar nesse livro, ou até mesmo o filme. Parece ser bem legal x_x
    No entendo não me despertou nenhum interesse. Mais está bem legal a sua resenha.
    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler esse livro e assistir o filme. Não acredito que até hoje não tive oportunidade...
    Parece ser lindo e fascinante *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Odiei o filme , ainda não li o livro , mas enfim sua resenhaestá maravilhosa ,achoque é uma das melhores ")

    ResponderExcluir
  9. Não tenho vergonha nenhum de dizer que esse livro me deixou com lágrimas nos olhos.

    Li a muito tempo, quando nem era filme. Pena o filme ser tão ruim.

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre adorei o filme, e choro toda vez que assisto.
    Sempre tive curiosidade para ler o livro, que pelo que você disse, é muito bom também!

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  11. Cara,preciso ler esse livro. AMO o filme, e VOU ler o livro ;x Principalmente depois dessa resenha ^-^ Eu adorei ;)

    Parabéns!

    Beijos,
    Mary - http://livros-devorados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. geeente não sabia que tinha um livro :x .. rsrs'

    Assisti o filme por indicação de um amigo e assim não tenho nem palavras para descrever, lindo demais *00000000*

    Assisti a primeira vez a uns 3 anos atrás e até hoje eu ainda choro vendo ç_ç ..rsrs' , é muito lindo, poucas amizades são tão lindas quanto a da Leslie e a do Jesse *--*

    Mas assim não gostei de a Leslie tem morrido, sei que isso fez o Jesse valorizar mais as amizades e blá, blá, blá mas cara foi tão triste ela ter morrido D': , não gostei disso ç_ç .. hihi'

    Enfim, adorei a sua resenha, vou já, já sair a procura desse livro \õõ/

    Bjim

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia