Resenha: Eu Sou O Mensageiro - Markus Zusak


Título: Eu Sou O Mensageiro (The Messenger/ I Am The Messenger)
Autor: Markus Zusak
Tradução: Antônio E. de Moura Filho.
Editora: Intrínseca
Estilo: Romance / Drama / Humor

Ed Kennedy. Dezenove anos. Um perdedor.
Conheça Ed Kennedy, taxista, patético jogador de cartas, um desastre no amor. Mora em uma casinha alugada com um cachorro viciado em café e está apaixonado por sua melhor amiga. Seu dia-a-dia é uma rotina de incompetência, até que, sem querer, impede o assalto a um banco. Então recebe a primeira carta: um Ás. É quando Ed se torna O Mensageiro...

Escolhido para socorrer, ele segue seu caminho pela cidade ajudando – e machucando (quando necessário) – até que resta apenas uma 
questão: Quem está por trás da sua missão?


Spoilers!


Peguei esse livro na biblioteca do colégio, porque alguns amigos já tinham lido e tinham gostado muito.  Então com uma grande curiosidade na história do livro, decidi pega-lo.  Acho que li ele em três dias.  Foi bem legal.

A primeira coisa que notei no livro é a sua linguagem, com o uso de gírias, expressões comuns no dia a dia de um jovem e, por vezes, até de palavrão. Eu Sou O Mensageiro é uma jornada enigmática repleta de humor, socos e amor. Outra grande diferença que eu notei foi na estrutura do texto com frases curtas, legais  e capítulos curtos.

Ed começa a receber algumas mensagens bem estranhas de alguém que ele nem sabe quem é. As mensagens que ele recebe vêem escritas em Ases dos quatro naipes: ouro, paus, espadas e copas. A cada nova carta, Ed precisa resolver como ajudar de alguma forma três pessoas que na maioria das vezes nem conhece. E isso deixa o leitor louco pra saber o que vai ocorrer ao passar das páginas.

Bem, quem esperar encontrar ação no livro pode desistir, pois com exceção de algumas brigas e das aparições da mãe de Ed, tudo ocorre tranquilo demais.  Tudo é bem lento para que o leitor veja como é um rapaz sem grandes expectativas de vida.

O personagem principal é legal (mas confesso que em algumas partes tive vontade de bater muito nele), mesmo com suas dúvidas em relação ao amor, a aceitação da mãe e de seus amigos. Ele não é bonito, não tem um bom emprego, não é muito confiante e se autodenomina um fracasso na cama (essa parte é bem engraçada, podem ter certeza). Mas é um cara com um bom coração e ajuda muito bem os personagens do livro.

Além de Ed, existem outros personagens legais como o Marv, a Milla, o Porteiro (o cachorro que eu sou fã), a mãe de Ed e o padre que são alguns dos meus favoritos.

O final do livro é muito bom, pois é onde o autor consegue explicar tudo o que realmente acontece na vida do Ed. O livro consegue passar uma mensagem bem direta e clara ao leitor.

Eu gostei bastante do livro e recomendo, mas ele não é um dos meus preferidos, mesmo tendo uma trama muito boa mesmo.  Gosto da forma que o Markus escreve, ainda vou ler A menina que roubava livros que dizem que é muito bom e também muito diferente desse.

8 comentários:

  1. Parabéns,Igor por mais uma resenha tão interessante.Me fez ter mais vontade de ler "O mensageiro".Gosto muito da maneira como Markus escreve, pois já li "A menina que roubava livros" e tenho a certeza que a morte nunca mais terei a mesma concepção de morte quanto antes. Tenho o "mensageiro" como um dos meus livros desejados e, depois desta maravilhosa resenha,vou providenciar o mais rápido possível
    Bjs...fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. não posso ler a postagem toda :( ainda não li esse livro, apenas 'a menina que roubava livros' do mesmo autor...

    ResponderExcluir
  3. Desde que Li A Menina Quer Roubava livros e soube que ele tinha essa obra, fiquei curiosa, só que quando foi comprar ela, já haviam comprado.
    Q dó, q dó.

    Se quiser dá uma visitinha no meu blog, será bem vindo http://jpabline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Igor,

    O livro realmente consegue cativar de uma forma simples e direta. Também não é dos meus preferidos, mas gostei dos personagens e a moral da história é bem clara ao final do livro! Passa uma mensagem bem legal! ^^

    Tenho certeza de que irá amar A Menina Que Roubava Livros, que na minha opinião é bem melhor do que esse. Aliás, é um dos meus livros preferidos, extremamente bem escrito, construído e profundo de diversas formas! Leitura pra lá de prazerosa, apesar de triste! Chorei rios de lágrimas ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor, bem legal sua resenha. Eu já li o livro e também não é um dos meus favoritos, porém a história é realmente cativante.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca por esse livro desde que li A Menina Que Roubava Livros. Fiquei simplesmente apaixonada pelo modo como o Markus tem um modo diferente de escrever e criar histórias.
    Acho que a sua resenha é a primeira que eu leio desse livro e me deu ainda mais vontade de lê-lo.
    Espero conseguir Eu Sou o Mensageiro logo.

    http://lalalajustme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Deu vontade de ler !

    A menina que roubava livros eu li a metade, anda vou terminar.
    É muito bom também.

    ResponderExcluir
  8. :\ Acho que eu sou a única pessoa que não gostou desse livro hehehe

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia