Resenha: Depois daquela viagem - Valéria Piassa


Titulo: Depois daquela viagem
Autor(a): Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Páginas: 279
Sinopse: No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos. A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.


Vamos lá então.  Confesso pra vocês que eu não estava muito a fim de ler esse livro, pois quando eu o peguei na biblioteca lá do colégio, ele estava num estado de pouca conservação (lá tem quatro exemplares e eu peguei o mais desgastado acreditam?) e também a sinopse dele não me agradou muito. Mas como eu estou tentando ultimamente não julgar os livros por suas capas (o que é muito difícil por em prática) decidi pega-lo para ler.  Resultado?  Não me arrependo pela leitura.

O que me encantou com o livro foi o tipo de linguagem que a autora usou pra escrevê-lo, bem estilo jovem, nada de palavras ou termos complicados que acabam deixando alguns livros chatos e o jeito dela contar a história.

O livro é uma espécie de diário da autora, que nos conta sobre sua vida e sobre uma doença que ela convive desde os seus 15 anos, a AIDS. A parti daí você já deve está achando um saco, um tema um tanto clichê, mas olha, eu que sei algumas coisas sobre a doença, pois já participei de campanhas, li algumas matérias, me surpreendi.  O que eu também gostei muito no livro, é que Valéria (a autora e personagem do livro) não fica dando lições de moral do tipo “só transe com camisinha”, “AIDS mata cuidado”, nada disso, ela deixa o próprio leitor tirar suas conclusões.

Valéria tinha sua turma de colegas  na escola, era de uma família rica, estudava numa boa escola, e tinha muitos sonhos como qualquer outra menina da sua idade. Nesse tempo a AIDS na maioria dos lugares, principalmente aqui no Brasil era um grande tabu entre a sociedade e estava relacionada com grupos de risco, como os homossexuais e os usuários de drogas.

Ela sempre viajava com seus pais e com sua irmã, quando em uma dessas viagens ela conheceu um rapaz. Eles moravam em SP, então sempre que podiam se viam. Depois dessa coisa de amizade ela começou a se relacionar com ele e acabou descobrindo da pior forma quem ele era. Começou a sofrer muito, a apanhar e sofreu um bocado.

Nas vésperas de ir para os Estados Unidos para passar um tempo com seus tios em Nova York ela começa a sentir umas dores de estômago e decide ir ao médico, acaba descobrindo que é portadora do vírus HIV. Agora imaginem só:  Uma garota até então “normal”, sem nenhum problema de saúde, descobre que tem o mal do século?  Como ficou a vida de Valéria depois disso?

Depois da descoberta, a autora começa a falar sobre a doença, sobre as consultas e sobre suas viagens (que são ótimas partes), vai para os EUA, faz um curso de inglês, conhece um monte de gente e tenta viver a sua vida com o vírus.

Para ela a AIDS era sinônimo de morte. Só depois de muito sofrimento ela descobriu que existe vida mesmo com a AIDS. Mesmo assim, Valéria mostra que é uma guerreira, que não teme o que está por vir e que irá lutar até as últimas forças para viver. 

Envolvente, misterioso e muito bom, é assim que defino o livro.   Não foi para os favoritos por conta do final que me pegou de surpresa, mas recomendo a todo mundo.   O livro ajuda a você repensar na sua vida (nada de auto-ajuda), coisas que a gente faz e acaba nos mostrando os nossos pré-conceitos. 

10 comentários:

  1. Li esse livro quando tinha 14 anos e até hoje sinto vontade de reler, na época achei muito bom e seu post me trouxe essa vontade de novo! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Own *--* Li esse livro lá com meus 14 anos também kk', no começo não queria não, mas quando realmente peguei para ler, não conseguia parar!! E concordo com o Felipe 'seu post me trouxe essa vontade de novo!' de ler...

    Beijoo's ;*
    http://limitedaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia desse livro, mas gostei muito da temática. O final não lhe agradou? Agora você me deixou curiosa para saber o que acontece. Realmente gostamos de julgar o livro pela capa, mas tbm tô evitando fazer isso. Amo livros de bibliotecas, normalmente são clássicos, adoro um clássico.
    BJ, ótima resenha, me deixou curiosíssima.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho certeza, mas acredito que já o livro... Preciso reler para ter certeza... Mas a sinopse é realmente muito boa... E trata de um tema delicado que ainda bem tem deixado de ser um tabu...
    Parabéns pela resenha.
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela ótima postagem, e pelo blog. Espero a sua visita para conferir as nossas novidades.

    ResponderExcluir
  6. Oi Igor, ainda não li esse livro. Sua resenha me deixou muito curioso, quando encontrar irei ler o livro. Estou realmente curioso. Boa resenha :D

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Retribuindo a visitinha ^^

    Jah li esse livro, e foi com 14 anos tbm..rsrs coincidencia neh, terceira que leu com a mesma idade rs. Ateh hoje tenho moh vontade de ler dnovo! Gostei bastante!

    Ahh e adorei sua resenha!


    lereseaventurar.blogspot.com
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por esse livro.

    Eu li quando ainda estava na escola, não sei se gostaria tanto dele se lesse agora.

    Deu até vontade de reler pra tirar minhas conclusões, rs

    Beijos!

    Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Hi there! I understand this is somеwhаt
    off-topic howeѵer I neеded to aѕk.
    Does building a well-establiѕheԁ blog like yours take a lot of ωork?

    I'm completely new to running a blog however I do write in my journal on a daily basis. I'd like to staгt a
    blog so I can easily share mу own experience anԁ feelings onlinе.
    Please let me know if you have any recommendations oг tіps fοr branԁ nеw aspіring blog
    owners. Appreciate it!

    Fеel free to visit my wеb-site - computer coupons asus

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia