Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios

Título: Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios.
Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novo Conceito
Páginas: 192
Sinopse: Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério.A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. 
Sinopse retirada do Skoob

Entender quais são os motivos que levam a sociedade a ter esse consumo descontrolado sempre foi algo que despertou minha curiosidade. E tenho quase certeza de que esse foi o grande motivo para que esse livro tenha me interessado logo de cara.  Apesar de ser voltado para o público feminino, “Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios” tem uma discussão bastante interessante sobre esse mundo do consumismo.

Para impactar o leitor, Pedro de Camargo, o autor, desmitifica a ideia de que os seres humanos são completamente racionais. Loucura? Pode até parecer. Porém, quando entramos no universo das compras, das mercadorias que Ao decorrer das páginas, que infelizmente são poucas, vamos descobrindo as estratégias que são usadas para nos convencer, enquanto consumidores, a comprar seja lá o que for. Com uma linguagem extremamente acessível e muito bem explicada, a narrativa tem uma fluidez tão boa que em poucas horas a leitura pode ser facilmente concluída.

Vários pontos do livro chegam a ser engraçados, pois passamos e convivemos diariamente com esse mundo que acabamos não percebendo várias coisas. Um bom exemplo exposto pelo autor é a questão das músicas tocadas dentro dos restaurantes que nos influenciam um bocado na hora de gastar. Vai dizer que você nunca entrou em um restaurante e aquele sonzinho ambiente bem calmo o prendeu mais alguns instantes ali? Sim, sim! A mesma coisa acontece, por exemplo, nas lojas. Essas jogadas desnorteiam nosso cérebro, supostamente racional, e acaba levando-nos as malditas compras.

Eu não conseguiria classificar “Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios” como um livro de autoajuda, pois ele me pareceu um estudo bem detalhado, com uma linguagem mais simples, que despertou mais ainda minha curiosidade a cerca do tema. É aquele típico livro que te faz parar e pensar no quanto as pequenas coisas, os detalhes são esquecidos e deixados de lado. 

Confesso que minha vontade, após o termino da leitura, foi distribuir um exemplar para cada pessoa que conheço visto que me senti tão confortável e, ao mesmo tempo, perplexo que seria uma atitude muito egoísta não recomendar essa fabulosa obra para qualquer pessoa. Inclusive para você que acabou de ler essa resenha! Quer um conselho? Não ache seu cérebro tão racional assim. Afinal, em uma sociedade capitalista como a nossa, muitas vezes quem fala mais alto é simplesmente a sua vontade incontrolável de consumir. 

8 comentários:

  1. Hey Igor, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, justamente, pra compreender esse nosso lado irracional, que sempre nos leva a compras desenfreadas, ahaha. Acho que com certeza vou gostar. Vou ver se compro ele! Sua resenha ficou muito boa!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, e ao ver a capa não pensava que a história se tratava de um assunto tão interessante. De cara pensei que era história de um mulher que comprar muito ou algo do tipo, mas não, tem todo um assunto trabalhado pelo Pedro, parece ser um bom livro a ler. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Igor, tudo bem?
    Adorei a resenha, e o livro parece ser muito bom. Afinal,temos que ter responsabilidade na hora de gastar "dindin"..

    Gostei muito do seu blog e das postagens (andei vendo os post anteriores) E claro, já estou seguindo! Pretendo voltar sempre para ver as novidades!

    Beijos, Ariane!
    - www.diariodostreze.blogspot.com (Visita? será uma honra ter você por lá)

    ResponderExcluir
  4. Já tenho esse livro autografado, mas gastar compulsivamente não é um problema para mim. Não se pode gastar o que não se tem, hahaha!

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que preciso deste livro rsrs

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Igor! Então, a primeira impressão que tive desse livro é que ele seria uma baita de um auto-ajuda e é bom saber que ele não segue tanto assim por esse caminho... Mas, definitivamente, é um livro que eu preciso ler, porque comprar é comigo mesmo hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não teria nenhum interesse de ler esse livro se eu não tivesse tido a oportunidade de conhecer o Pedro Camargo pessoalmente na Bienal do livro. Sério, ele é uma figura! Qualquer coisa que ele escreva deve ser gostoso de ler e super engraçado! Adorei a resenha, principalmente pelo fato de não soar como livro de auto-ajuda.
    Beijão Igor =]

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Igor.

    Não senti muita vontade de ler esse livro, não. Eu não sou compradora compulsiva, embora reconheça que algumas propagandas vêm com perfeição para tentar me fazer gastar. Enfim, pareceu interessante, mas eu não sei se o leria.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia