A Outra Vida - Suzanne Winnacker

Acompanhar distopias tem sido uma das melhores coisas que tenho feito nos últimos meses. Logo depois que fui fisgado pelo enredo de Jogos Vorazes, esse estilo literário se abriu amplamente para mim. Li muitos lançamentos, mas também procurei ler os clássicos distópicos, como por exemplo, Admirável Mundo Novo, lançado em 1932 por Aldous Huxley. Ao me aprofundar tanto no gênero, acredito que o meu senso crítico tenha aumentado um pouco e provavelmente esse tenha sido o principal motivo para que “A Outra Vida”, distopia da autora Suzanne Winnacker, não tenha me agradado tanto.

Na trama, Sherry é uma adolescente que teve sua vida totalmente mudada após uma grande epidemia que assolou a grande Los Angeles. Por causa do vírus, a garota passou a morar com sua família em um abrigo completamente isolado por ordens do governo. Após três anos sem ver o sol, Sherry e seu pai decidem sair do local depois de verem os armários vazios. Para o espanto de ambos, a cidade está vazia, mas cheia de surpresas. E isso não bom, pois a garota descobrirá da pior forma o que aconteceu com os humanos infectados.

A arte da capa desperta instantaneamente a curiosidade do leitor.

É notório o quão interessante o enredo parece ser, certo? E na verdade ele é. Entretanto, as expectativas que depositei na narrativa não foram atendidas. A Outra Vida é uma obra cheia de altos e baixos, mas recheada de tensão do início ao fim. Com uma narração bastante detalhada – o que me irritou em diversos momentos -, a autora pecou pelo excesso. Em várias ocasiões, me incomodei com as palavras ditas por Sherry e com seus pensamentos contraditórios.

Por ser uma distopia mais voltada para o público jovem, o romance faz parte da trama, porém não está em primeiro plano. Os clichês amorosos estão presentes, mas de forma contida e muito bem encaixados. A fluidez é muito boa e faz com que as páginas passem voando. Um dos elementos que mais chamou atenção foi o rico desenvolvimento das cenas de ação que revelam pontos interessantes para o clímax da obra.

A edição brasileira, lançada pela editora Novo Conceito, foi bem elaborada e possui uma ótima revisão ortográfica. Com pouco mais de duzentas e setenta páginas, o livro é uma boa opção de entretenimento para leitores que buscam uma distopia mais leve e sem muito romance. Gostaria de ter me envolvido mais com a narrativa já que esse é o primeiro volume de uma série. Mesmo com todos os problemas, acho praticamente impossível não sentir vontade de ler as continuações já que Suzanne Winnacker fez um desfecho sensacional e muito curioso. 

6 comentários:

  1. Igor, esse livro tem recebido algumas críticas negativas mesmo, tomara que com o tempo melhore. Também adoro distopias, além das que você citou, sou fã de 1984, já leu?

    Abraços, Isabea.
    www.universodosleitores.com.br

    ResponderExcluir
  2. É sério, eu tô lendo esse livro agora e tô achando muito massa. Tem um ritmo que te deixa sem fôlego, e eu meio que me sinto na pele da Sherry, preocupada com o pai e tudo o mais.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor!! Haha faz tanto tempo que saí da blogsfera, mas voltei e voltei pra cá também! eheheh Muito lindo o design do blog, parabéns!
    Já o livro.. Bom, é uma distopia, e só li THG como muita gente por aí. Vou tentar ler livros mais clássicos como você fez, pra ver se me aprimoro no gênero.. Porém, acho que não vou me interessar não, afinal: um vírus destrói (ou quase isso) toda a humanidade, ou faz com que poucos fiquem com consciência humana (hahahah tenso, TWD feelings), e então tem uma personagem principal etc etc.. um romance.. nossa, super original, né?? kkkkk Ok, estou brincando.. Cansei de clichê, e não vou nem tentar chegar perto do livro.. vou esperar a resenha do segundo voluma, já que você disse que vai ler, aí quem sabe não mudo minha opinião? Enfim, por enquanto é isso, sem o livro. Mas vou seguir sua ação: ler os clássicos pra depois ler outros novos. hehe Abração Igor!

    Luis Fernando
    http://www.novelodeletras.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler, mas não tenho grandes expectativas não. Gostei da resenha, curta mas bem informativa quanto ao livro ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nem penso em ler esse livro, nada nele me atrai e também não sou muito chegada as distopias... Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Igor, você pretende continuar acompanhando essa série?
    Beijo!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia