O Menino da Mala - Lene Kaaberbol e Agnete Friis

Sempre gostei muito de histórias que usam como plano de fundo crianças. Não importa se é mais um daqueles juvenis ou até mesmo um thriller psicológico. O negócio é que quando elas estão no meio dos livros é muito provável que a trama irá me conquistar. No entanto, tenho que confessar que não foi isso que aconteceu em O Menino da Mala. Alguns motivos me levaram a essa conclusão e logo vocês irão entendê-los. 

Na trama, conhecemos Nina Borg, uma enfermeira que, em segredo, costuma cuidar de alguns imigrantes ilegais. Sua rotina perigosa fica ainda pior quando, sem querer, decide atender a um pedido de sua melhor amiga Karin - bastava ir à estação de Copenhague para buscar uma velha mala em um guarda-volumes, o que Nina não esperava era encontrar um menino nu e dopado dentro da mala.

Ao mesmo tempo em que nos é apresentado esse ponto da trama, conhecemos alguns personagens que dão um ar mais dramático para a história. Um desses, por exemplo, é Sigita que sem dúvidas é a personagem que mais conseguiu traduzir um sentimento humano e verdadeiro. Para mim, ela é a melhor do livro e sua participação na obra foi o que mais me conquistou.

Super kit que a editora Arqueiro mandou. Adorei essa caixinha! 
Acredito que o enredo proposto pelas autoras tinha tudo para dar certo, mas em vários momentos essa minha ideia foi se contradizendo. A narrativa contribui muito para isso já que, mesmo sendo narrado em terceira pessoa, nem todos os elementos disponíveis para prender o leitor foram usados. 

Os personagens não me agradaram muito. Como falei anteriormente, apenas Sigita me conquistou e foi muito bom acompanha-la. Minha relação com a enfermeira protagonista não conseguiu ser muito boa, pois as características presentes em sua personalidade não me agradaram nenhum pouco. Os antagonistas também não foram tão bem construídos. A verdade é que não consegui me envolver com o livro, apesar de ser apaixonado por histórias desse tipo. 



Um ponto que me chamou atenção foi a homogeneidade das autoras. Em nenhum momento da leitura - repito: em nenhum momento - consegui notar a diferença entre a escrita delas. Isso é legal, mas talvez se essa diferenciação acontecesse minha opinião poderia ter sido totalmente diferente.  

No geral, a leitura não me agradou tanto. Toda a trama poderia ter sido mais bem trabalhada, pois por se tratar de um  thriller, o leitor, no caso eu, não deveria descobrir todo mistério antes da metade do livro. No entanto, não posso dizer para vocês não lerem o livro, afinal ele pode funcionar para outras pessoas. É o que sempre dizem: Nem tudo o que é ruim para você, é ruim para os outros. Portanto, fica a dica!

Nota: O Menino da Mala é o primeiro volume de uma série. Quem sabe a continuação seja melhor? Vou aguardar. 

39 comentários:

  1. Eu quero ter esse livro. sabe quando a relação com a capa é maior do que com o conteúdo? Amei a capa demais!
    um dia quem sabe, eu compre esse livro.
    triplobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou bem empolgada para ler o livro, pela comparação com a trilogia Millenium... Mesmo vc não ter achado que foi tudo que seria, fiquei feliz de saber sobre a hegemonia da escrita das autoras!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse livro e, apesar de ser um tipo de leitura que gosto, estou me arrastando. O começo é muito confuso e até começar a juntar as coisas dá pra desanimar um bocado.
    Paralelamente, estou bem ansiosa para saber qual o rumo que as coisas vão tomar.
    E concordo sobre os personagens, em alguns momentos fico sem compreender as atitudes da Nina, sua forma de lidar com as coisas.

    Por último, as autoras realmente estão "sintonizadas" na escrita.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  4. Que pena, esse livro me parecia ser bom, mas depois da sua resenha não irei esperar muito se decidir lê-lo! Adorei a diagramação e essa malinha que veio com o livro, tbm quero *0*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sei se tenho vontade de ler, não faz muito o meu estilo.

    http://resenhasemuitomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Igor! Tudo bem?
    A sinopse de "O Menino da Mala" me levou a acreditar que essa seria uma estória emocionante e tocante, é uma pena que isso não tenha se concretizado. De qualquer forma, ainda pretendo ler o livro, espero que ele me surpreenda. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho bem encontrar meninos que tem blog que falam de assuntos diversos, e não só HUMOR!

    Parabéns pelo blog, achei bem organizado e limpo.

    Em relação ao post, bela resenha, adorei as fotografias!


    Abraço
    www.tanakuka.com

    ResponderExcluir
  8. Eu quero *u*
    Gente, pense numa resenha boa e em fotos super legais (:
    Ai ai ai...
    Adorei tudo

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Preciso dessa mala e seu kit!

    www.cegospelaverdade.com

    ResponderExcluir
  10. Fala meu jovem!

    Bom, de início, achei que o livro poderia ser mais interessante. Vi que as tuas conclusões foram um pouco diferentes do que eu esperava para ele, mas, quero ler e ter algum tipo de esperança que ele me surpreenda. Ótimas fotos!

    Um abraço,
    www.carneirismo.com

    ResponderExcluir
  11. Bom eu nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que não é meu tipo de leitura. Não sei se compraria um dia. Diante de sua resenha ai realmente eu não me animaria apesar de concordar com você que o que não funciona para si pode funcionar para outros. Enfim... desculpe o sumiço Igor, estava doente e acabei atrasando as minhas visitas... porque adoro fazê-las sempre tem coisas legais e interessantes para ler nos blogs em que passo. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A resenha ficou tão boa quanto as fotos.
    Parabéns, seu blog é lindo.

    http://likelivros.blogspot.com.br/
    ( Segue lá? Sigo seu blog de volta )

    ResponderExcluir
  14. Agora fiquei na duvida entre ler ou não ler porque eu pensei que o livro era bom.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vou falar a verdade para você.. Esse livro me chamou muita atenção por causa da capa e do título hahaha. Estou louco para ler ele!
    Te marquei em um selinho/tag lá no meu blog. Se puder responder ficarei feliz (:

    http://booksever.blogspot.com.br/2013/08/selo-versatile-blogger-award.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Thriller? hmmmmm... Não sei, imaginei que fosse outra coisa, mas vou arriscar ainda assim pois o último do gênero que li me agradou. LINDO esse kit da Arqueiro :3

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, mas parece ser bem assustador...rsrs
    Não sou muito fã de livros assim, sou um pouco medrosa então sempre quando leio algo assim, fico imaginando se estou sendo seguida na rua..kkk
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá. Parabéns pela postagem. Estou seguindo seu blog. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se puder . Estou buscando novos blogs para ler, e novos blogueiros para conhecer o meu. Espero que goste de minha humilde página. Gostei realmente de seu blog.
    Até mais... Obrigado. Aguardarei um comentário seu no meu blog.

    ResponderExcluir
  19. Tenho curiosidade pelo livro (admito que muito por causa da capa). A sua resenha éa a primeira que vejo não elogiando tanto (apesar de já ter visto algumas falando algumas coisas que vc falou, no saldo geral era sempre positivo).

    É uma pena mesmo quando um livro do gênero nos deixa descobrir a trama antes do seu fim. Ainda tô com vontade de ler, mas minha expectativa diminuiu bastante

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Igor Gouveia gostei muito de sua maneira de analisar o livro O Menino da Mala. Você tem bom senso crítico e demonstra que gosta de ler, de analisar o interior da trama, o enredo, seus personagens. Sou seu seguidor e gostaria que visitasse meu blog e se gostar, seria uma honra tê-lo como seguidor. Meu blog: http://www.nossoslivrosfree.com.br/ Felicidades.
    Robert Thomaz

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, nem sabia que iria virar uma série, e fiquei sim um pouco interessado na história... Percebi que, em se tornando uma série, pode ter potencial para ser grande, se não apostar, é claro, de forma concentrada apenas no foco melodramático.
    Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Estava ansiosa para ler este livro, achei a capa linda e o marcador também. O kit também, mas não tenho parceria com a Arqueiro. ashasuhussha Apesar da sua crítica negativa, darei uma chance ao livro. Apesar de eu ainda estar entrando no mundo dos thriller e eu ainda não ser fã. :p
    Abraços!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  23. Ainda bem que eu não comprei por que eu não sei lidar com séries! Mas pretendo ler ainda, e muito! Adorei o kit, HAHA
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Fiquei com o pé atrás com o livro, odeio descobrir o mistério antes. haha Gosto de ser surpreendida. :/
    Mas mesmo assim eu leria, com certeza, além de tudo, gosto de ter meu próprio ponto de vista em relação a qualquer livro.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Tenho vontade de ler o livro, mas por ter continuação... não vai acontecer tão cedo.

    Abs
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. olá!
    Tenho vontade de ler esse livro! Adoro um suspense! sem contar que a capa está linda! Também não gosto muito de descobrir todo o mistério antes, é bem chato! Mas espero poder ler em breve!! Agora tudo é série hein.. Meu Deus!!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Acho a capa desse livro muito bem trabalhada,tinha bastante interesse em le-lo,mas depois dessa resenha vou ficar com um pé atras ;p

    http://melanciapink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Igor,
    Que pena que o livro não agradou você. Eu adoro histórias que tenham qualquer tipo de investigação e fiquei com vontade de ler "O Menino da Mala" principalmente quando ouvi dizer que agradaria a quem gostou da trilogia Millenium (meu caso, hehe)
    Arrisco dizer que talvez a homogeinidade das autoras talvez tenha sido o problema. Talvez na tentativa de soarem como uma só, elas acabaram por não usar todo o potencial que, individualmente, poderiam agregar à trama.
    Abraço
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu me encantei pela sinopse, pela capa, pelo kit, por tudo do livro.
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mais me parece ser maravilhoso ^^
    Adorei sua resenha.
    beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Igor,
    nossa é chato quando nos decepcionamos. Quando vi a capa e o nome, logo pensei num suspense super foda, estilo Sidney Sheldon.
    Mas quem sabe eu gosto né, vamos ver quando eu crio coragem rsrs

    Adorei sua resenha franca.
    Beijos!
    Anne
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  31. Oi, Igor.

    Sua resenha, para mim, serviu mais como uma indicação do que como resenha propriamente dita.

    Apesar dos seus comentários relativamente negativos, eu me interessei pela sinopse e até mesmo por alguns pontos que você criticou negativamente.

    Agora fica a dúvida... Ler ou não ler — eis a questão.

    Abraços,

    Mariana Machado
    http://lentesdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Rsrsrs, nossa senhora! Que pena que você não gostou muito, mas é ruim demais quando se descobre o ~mistério~ antes da hora e acaba não sendo mais mistério, se fosse eu nem dava uma chance pros próximos volumes, sou má, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  33. Esse livro me despertou interesse, achei a sinopse bastante interessante. Pena que vc não tenha gostado tanto, mas é como falou, as vezes o primeiro não é tão legal, mas aí os outros surpreendem a gente. Isso já aconteceu comigo e pode acontecer contigo também.

    Beijos
    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  34. Eu gostei da sinopse e principalmente da capa do livro, parece ser muito interessante. Claro, que eu não posso me deixar ser levado pela sua opinião, vou querer muito ler o livro parra saber se é ruim mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Oi! Realmente é difícil gostar de um livro onde apenas um personagem de agrada. Com um construção de personagem precária todo o resto também deixa a desejar. O kit eu achei uma graça, a caixinha, um amor né?!

    Beijo
    http://blogtanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Hmmmm, eu espero que funcione comigo, com uma capa tão linda dessa e em decepcionar :/ me recuso.

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir
  37. Uuuui, que aflição!
    Parece ser uma leitura bem diferente das minha atuais e acredito que seria bom para mudar um pouco a temática que me persegue nesses últimos meses.
    Tenho esperanças de que irei gostar, pois fiquei bem curiosa. Já sou curiosa e fico ainda mais quando leio uma resenha negativa, sério! kkkkk
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  38. Que pena que o livro não alcançou suas expectativas!
    Confesso que também espero uma trama que mantenha o suspense do início ao fim. Quero ler, mas vou aguardar o lançamento de todos os volumes (a espera do próximo lançamento acaba comigo...hehe)
    bjo

    ResponderExcluir
  39. Não sabia que esse livro é de uma série! Uma pena que você não gostou tanto quanto esperava, acho tão frustante quando isso acontece.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia