Como não amar as mães literárias?

Não tem para onde correr. Em qualquer lugar que seja essa pessoa, tão importante para nós, estará sempre presente. Não importa se for na vida real, nos filmes, nas músicas e até mesmo nos livros. Mãe é mãe em todo lugar e elas com certeza ocupam um espaço em nosso coração. E por esse motivo que a reestreia da coluna Como não amar? é com essas guerreiras que têm suas características em comum até na literatura. Vamos conhece-las um pouco mais?

Pra começar eu não poderia deixar de lado Lílian Potter. Mãe de nosso querido Harry, Lílian foi uma bruxa de origens trouxas que estudou em Hogwarts e pertenceu a casa de Grifinória. Destemida como só ela, traçou o destino de seu filho após enfrentar Lord Valdemort três vezes na Primeira Guerra Bruxa. Morta pelo vilão, ao tentar proteger o pequeno Harry, essa super mãe marcou seu filho pela proteção de seu amor após o sacrifício. Isso fez com que a Maldição da Morte, lançada por Valdemort, fosse rebatida destruindo-o temporariamente. O amor dessa mãe por seu filho foi tão grande, que sem dúvidas marcou todo o universo literário. Ah, e não podemos esquecer de falar de sua beleza e inteligencia. 

Outra mãe super protetora e uma das que mais gosto é Jocelyn Fairchild. Mãe de Clary Fray, protagonista da série Os Instrumentos Mortais, a mulher é destemida, forte e extremamente cuidadosa quando o assunto é sua filha. Gosto dela, pois além de cuidar de uma garota adolescente um tanto problemática, Jocelyn tenta não tocar em seu passado obscuro. Segredos marcam sua personalidade. No entanto, o que ela quer é, como disse, proteger sua filha. É bem notável e curioso, principalmente no começo da história, o cuidado que Joce tem ao falar sobre alguns assuntos. Apesar dessa personalidade duvidosa, o amor que ela sente por sua filha é de colocar lágrimas nos olhos de qualquer leitor. 

Falar sobre mães e esquecer da mãe de Hazel Grace seria muito feio, não é? Pois bem. Acho que entre as citadas essa, sem dúvidas, é uma verdadeira guerreira. Imagina saber que sua única filha está morrendo? Que sua única filha possui câncer terminal? Definitivamente não é fácil. A Srª Lancaster vive exclusivamente para a filha. E todo o sofrimento que essa mãe passa é perceptível e muito angustiante. A única coisa que a faz viver é a vontade de ver sua pequena menina feliz. Abrir mão de tudo (profissão, amigos, deveres, etc) para cuidar de alguém é a prova viva que o amor de mãe é realmente verdadeiro e forte. Muito forte. [Pausa para lágrimas] Essa é uma das minhas mães literárias prediletas. Afinal, ela me mostra o quanto a força desse amor é grandioso e reconfortante.



São tantas mães literárias marcantes que não conseguiria colocá-las em um só post. Escolhi essas três pelo motivo de gostar de suas atitudes (e por motivos de: essas me marcaram). No entanto, cada uma das outras ocupam sim um lugar em minha cabeça e não vou esquecer do que fizeram por suas crias.

Espero que tenham gostado da volta da coluna. E, claro, conto com as sugestões de vocês. Caso tenham algum tema legal, deixa nos comentários. Prometo ler com carinho e pensar a respeito, ok? Sendo assim, me digam: quais foram as mães literárias que mais marcaram vocês? 

31 comentários:

  1. Lilian Potter é inesquecível! e mostra o quanto uma boa mãe pode influenciar e muito o filho, mesmo quando este mal a conheceu. Ainda não li Instrumentos e A Culpa, então não sei muito sobre as outras, mas gostei de conhece-las um pouco,
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras para descrever como a Lílian é marcante! Afinal, Harry tem os olhos da mãe! rs
    Adorei o post Igor, continue assim com o trabalho excelente do blog :D
    Fascinante!

    Abração
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá, depois :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu post. Tudo o que eu posso dizer é que a Lilian Potter é simplesmente incrível. Adorei o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tema! Você podia aproveitar e fazer um de pais já que o dia deles está chegando.
    Das escolhidas já li os livros da Jocelyn e da Srª Lancaster, e as duas merecem muito o posto!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a escolha, conheço as três e realmente são incríveis. Mas quando fala de mãe em livros lembro logo da protagonista de Coragem de Mãe que é realmente incrível e inclusive é uma história real. AO descobrir que ela tinha câncer terminal, ela escreve o livro para que os filhos dela a conhecessem mesmo depois de se for, e é realmente emocionante.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Igor.. engraçado que não consigo me lembrar de nenhuma mãe literária.. nossa, que livros que li que tinham mães? Me deu um branco. A única que me vem a mente é a mãe da Lake de Métrica. Mas e as outras, cadê?! hehehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Já tentei ler A Culpa é das Estrelas mas não rolou pra mim, não consegui passar do terceiro capítulo. Lilian é inesquecível, apenas.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Todas as mães que você citou são inesquecíveis... (:
    Temos também alguns pais que nunca esqueço, rárá... E como seria bacana ser filho de alguns deles e algumas delas. Mas calma, eu amo meus pais, rárá ♥
    Adorei o texto
    Abraço!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que gracinha de post! Não li HP, só vi os filmes, então não tenho uma ideia tão clara da mãe.
    Só conheço a Srª Lancaster e concordo que ela é uma das mães literárias mais bacanas. Super amorosa, dedicada, protetora, divertida! Adoro.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Bem legal o post, pode fazer o 2, pois tenho certeza que muitas ficaram para traz hahah

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, embora nunca tenha lido nenhum livro da saga Harry Potter, assisti muitos filmes, mas mesmo assim não me recordo muito da mãe de Harry... Mas mãe é mãe né, haha.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com
    P.S: adorei seus vídeos do youtube, assisti quase todos, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Nada mais propício que Lilian Potter em primeiro lugar! Tipo, é como você disso, o amor dela pelo filho resultou no maior fenômeno literário da modernidade e, além de tudo, a atriz Geraldine é simplesmente linda!Agora, por incrível que pareça, eu não conhecia as outras mães...
    Cara, adorei esse blog, já estou seguindo.
    Dá uma visitinha lá no meu depois, ele ainda está no início :)

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Lílian e Jocelyn! Perfeitas!
    A Srª Lancaster eu não conhecia haushuas
    Muito legal o post, parabéns! =D

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da coluna e da temática abordada Igor. Sem dúvidas, essas mães são maravilhosas! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Igor!

    Ótimos exemplos de mães literárias. -rs Acrescentaria a sra Wesley à lista.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tenho um carinho muito grande pela Lilian, mas a que eu mais admiro é a mãe da Hazel pois,como vc disse,deve ser difícil ter que lidar com a morte do próprio filho.

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei os exemplos das mães literárias, a do Harry para mim é a melhor. Mesmo morta, sempre tão presente na história. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Igor tudo bem?
    Concordo com você, onde lemos tem sempre uma mãe protetora que nos cativa né.
    Agora que você citou, pude perceber que é bem assim mesmo.
    A última resenha que fiz enfatiza bem uma mãe assim.

    Ótimo post..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Aiiiiiiii amei esse post muito criativo! Realmente, as mães literárias sempre nos cativam mesmo!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amo a Lílian obvio!

    www.cegospelaverdade.com

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    haha quem não poderia esquecer da Lilian rssr é ótima!
    Muto bom o post.
    Abraço!
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa adorei as mães literárias, a única que eu não conhecia é a de Harry Potter...porque, bem...nunca li...mais não me xingue ok? nem me julgue por isso, não é bem porque eu não quero mais é por falta de oportunidade!

    Beijos, gostei bastante do post..

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. ótimo post!
    Adoro essas mães, eu escolheria também uma leoa, Cersei <3

    Abraços
    http://devoradores-de-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Conheço as três e a que eu mais gosto é, sem sombra de dúvida, a Lílian.

    Abraços
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Como não amar esse post? Sério, é muito criativo e este em particular foi muito tocante. Lily é realmente um exemplo de mãe, e ter sido o amor e sacrifício dela pelo Harry aquilo que o manteve vivo foi simplesmente a cereja no bolo. J.K. acertou em cheio nesse momento.

    Quanto a Jocelyn, no entanto, nunca fui muito fã dela. Me julgue. E sobre a última mãe citada, a de ACEDE, infelizmente não posso falar pois ainda não li o livro (e não sei se um dia lerei). Mas não tem como não ficar tocada com o tipo de mãe que ela é, baseado no que tu nos contou.

    Enfim, adorei mesmo a postagem! \o/

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Lilian é a melhor <3 *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oii ^^
    Sinceramente não gosto da Jocelyn, acho que o que ela fez com a Clary não tem perdão, mesmo que fosse para a segurança dela, e também acho que ela fica metida quando está usando roupa de combate *-*
    Adoro a Lilian ♥ o que ela fez pelo Harry é muito lindo.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que post lindo, Igor!
    Eu, sendo mãe, fiquei toda emocionada aqui :')
    Minha preferida entre as três: Sra. Lancaster.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  29. Sério, sou fã das mães literárias, haha' A que mais admiro não estava na lista: a mãe do Percy. Fala sério, ter que aturar o Gabe Cheiroso não deve ser fácil.

    http://blogjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Acho que não tenho nenhuma mãe literária que tenha me chamado tanto a atenção. Pelo menos não to lembrando de nenhuma agora.
    Bj

    ResponderExcluir
  31. Não tem pra ninguém, a mãe do Harry ganha de todas!
    #HarryPotterForever!

    Abração!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia